terça-feira, 21 de agosto de 2012

Divaldo Pereira Franco em Tramandaí, RS

Você e a Paz - 19 de agosto de 2012



 Texto: Paulo Salerno, fotos: Jorge Moehlecke
Você e a Paz – Tramandaí – 19 de agosto de 2012
O Movimento Comunitário Você e a Paz, evento ecumênico iniciado em 1998 e difundido sistematicamente por Divaldo Pereira Franco, é desenvolvido em várias cidades do Brasil e do Exterior. Esse Movimento cresce e se intensifica. A cada ano mais cidades realizam o evento Você e a Paz, semeando a cultura da não-violência, estimulando o ser humano a desenvolver a paz íntima.
Tramandaí, a Capital das Praias, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou na tarde-noite do dia 19 de agosto de 2012 a sua primeira edição. Dorotéo Fagundes, do Programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, fez a apresentação cultural, executando várias canções regionalistas. Os organizadores foram as instituições representativas do movimento espírita do litoral norte do Rio Grande do Sul.
O Prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister fez a saudação inicial destacando a presença de vereadores do Município e o Prefeito de Palmares do Sul/RS. Luiz Genaro Ladereche Figoli, representante da Loja Maçom 213 de Palmares do Sul/RS, apresentou a proposta de paz que é construída pela maçonaria. O representante no Núcleo da Cruzada Militar Espírita de Porto Alegre, Uchoa Collares de destaque as propostas de paz apresentadas por Jesus.
A Dra. Amália Viviane Faria da Silva, Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Tramandaí, fez referência a participação de várias cidades litorâneas próximas, ressaltando o cumprimento dos ditames legais que organizam a sociedade humana, afirmando que só se constrói a paz erradicando a violência. O Instituto Waldomiro Lorenz de Porto Alegre, Dr. Fernando Lorenz disse que a paz, mais do que um sonho é uma disciplina e que se deve manter o otimismo mesmo em situações desfavoráveis.
Divaldo Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, apresentou o entendimento de Buda, Sócrates e Jesus sobre a não-violência, desenvolvendo a paz íntima, aquela que não pode ser quebrada, violentada, pois que tem por base o amor incondicional a si mesmo, ao próximo e a Deus. No ano 2000, informou o nobre conferencista, a UNESCO estabeleceu seis itens para se alcançar a paz. 1º- Preservar a paz; 2º- Rejeitar a violência; 3º- Ser generoso; 4º- Respeitar o Planeta; 5º Ouvir para compreender; e 6º- Redescobrir a solidariedade.
A ONU identificou as vertentes da violência no mundo durante um encontro internacional de todas as religiões do Planeta. Essas vertentes são constituídas de 4 itens, a ignorância, o analfabetismo, a miséria econômica, e a miséria sociomoral. Divaldo enfatizou que a criatura humana assimila o bem, a ternura, a paz e que o ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor.
Ideias-força destacadas por Divaldo: É necessário trazer a paz para dentro dos lares; É fundamental que a família assuma seu papel inalienável de educadora no lares; Educação é o trabalho de construção, de edificação do indivíduo; É necessário desarmar o indivíduo de seus ímpetos violentos; Não se erradica os maus hábitos em pouco tempo, mas em décadas; Há uma violência muito cruel, a indiferença; Agir, não reagir; Tornar-se pacífico é se tornar melhor; A solidariedade e a gentileza devem ser redescobertas; Há necessidade de o indivíduo identificar o objetivo da vida, o seu sentido psicológico.
Finalizado a sua participação, Divaldo foi amplamente aplaudido de pé por mais de 1400 pessoas entusiasmadas em se tornarem pacíficos e pacificadores e num gesto de solidariedade, de carinho, todos se abraçaram, cantando a seguir, como muito entusiasmo a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel.
Após o encerramento da solenidade Dorotéo Fagundes presenteou Divaldo Franco com o Livro-Agenda Gaúcha 2013. É uma agenda que insere cerca de 40 páginas com diversas informações sobre o regionalismo, a cultura gaúcha, um pequeno dicionário de termos gaúchos e diversas outras informações úteis. O Livro-Agenda é um projeto anual de disseminação da cultura regional do Brasil, lançado em 2004, da autoria de Dorotéo Fagundes de Abreu.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224



Registro. Divaldo Pereira Franco em Santa Cruz do Sul, RS


18 de agosto de 2012
Em noite agradabilíssima, com a presença de 750 pessoas no Auditório do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, conduziu o minisseminário Psicologia da Gratidão. O evento foi promovido pela Sociedade Espírita A Caminho da Luz e pela Livraria Espírita Paulo de Tarso.
Preparando o público, foi apresentado um pequeno vídeo com imagens de Israel, notadamente de lugares por onde Jesus passou em seu ministério de amor. O vídeo é representativo da gratidão a Jesus. Divaldo abordou as três emoções básicas da criatura humana que em seu princípio era todo sensações. A primeira emoção desenvolvida foi o medo, a mais antiga; a segunda, a ira, desenvolvida após milhões de anos; e a terceira, o amor.
Divaldo, falando sobre o ser psicológico, abordou as questões do ego e do self, cuja tendência, no homem psicológico maduro e equilibrado, é a sua fusão, desenvolvendo o eixo ego/self. A gratidão, continuou o nobre conferencista, nasce do sentido da afetividade. Ser grato não significa retribuir a gentileza.
Passando da abordagem psicológica à narração de fatos, o Professor Divaldo Franco, com sua verve característica, apresentou algumas histórias, enriquecendo o entendimento, sensibilizando sentimentos, despertando a criatura humana para desenvolver o sentimento da gratidão. Gratidão pela vida, ao semelhante, ao auxílio mútuo, pois que ninguém é tão autossuficiente que não necessite do próximo para bem transitar pela escala evolutiva.
A nossa meta é a plenitude. A família ditosa é gentil. Abandonar o hábito das queixas e reclamações. A vida possui mais alegrias que contrariedades. Não se deixar perturbar pelas contrariedades. O ser humano é uma fonte de energia controlada pela mente. Manter o alento e a alegria por tudo que se possua na vida, filhos, pais, amigos, oportunidades. Essas foram algumas das ideias muito bem trabalhadas pelo nobre conferencista.
Finalizando, disse que temos muito mais para agradecer a Deus do que pedir. Desejou muitas bênçãos, agradeceu a participação no trabalho que ora estava sendo encerrado, exorando a Deus que os lares sejam abençoados, sejam um reduto de alegria, o lugar do repouso, da afetividade, e pelas horas muito agradáveis que desfrutou com todos os presentes. Os aplausos se sucederam, com os assistentes de pé, gratos pelos excelentes e enriquecedores conceitos apresentados.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224


Registro. Conferência por Divaldo Pereira Franco em Novo Hamburgo, RS


17 de agosto de 2012

Concluída sua atividade em Farroupilha – 16 de agosto -, Divaldo viajou de carro, pela madrugada, de retorno à Novo Hamburgo. Durante a manhã e boa parte do período da tarde Divaldo atendeu seus afazeres rotineiros, via internet, não se descurando de seus compromissos com o complexo Centro Espírita Caminho da Redenção/Mansão do Caminho. Às 18h chegou ao Centro de Eventos FENAC/Novo Hamburgo para ficar a disposição de seus organizadores. Dentro do programado, interrompendo por breves instantes os autógrafos que concedia, foi entrevistado por Roberta Salinet, jornalista do RBS-TV Porto Alegre, para o programa Teledomingo.
O tema do minisseminário foi Psicologia da Gratidão. Mais de 1.200 pessoas assistiram à magnífica apresentação dos diversos tópicos que compuseram essa aula magistral sobre o sentimento da gratidão, a todos encantando. Com o apoio da União Municipal Espírita-Novo Hamburgo, o evento foi promovido e realizado pela Horta Comunitária Joanna de Ângelis que completará em 04 de setembro próximo 22 anos de profícuo trabalho em prol da criança e do jovem, contribuindo para a formação de cidadãos de bem.
Visando ambientar os participantes para os momentos iniciais do seminário, Divaldo apresentou um pequeno vídeo com cenas de Israel por onde Jesus transitou em sua peregrinação terrestre. Confúcio, mestre e filósofo chinês, ensinava que era necessário fazer o bem sem se preocupar com a gratidão. Somente pessoas psicologicamente amadurecidas possuem o sentido da gratidão. Pesquisas realizadas nos estados Unidos da América indicam que as pessoas agradecidas gozam de mais saúde. A gratidão possui sutilezas que escapam a compreensão. O prazer de fazer o bem já é gratidão. Com essas ideias, Divaldo, o servidor incondicional do Mestre Jesus, foi apresentando informações e despertando para o desenvolvimento e a prática saudável da gratidão.
Permeando as informações com a narração de fatos sobre a gratidão, a ingratidão, o perdão, o amor, o Embaixador da Paz no Mundo foi sensibilizando e sedimentando no pensamento dos expectantes o sentimento da gratidão. Finalizando a sua excelente exposição, Divaldo foi longamente aplaudido de pé. O público, compreendendo a mensagem sobre a gratidão, demonstrou-a, reconhecendo o brilhante trabalho apresentado, inclusive com recursos multimídia.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224