sábado, 24 de novembro de 2012

Registro. Argentina homenageia Divaldo P. Franco pelos 50 anos de oratória em terras platinas. Buenos Aires, Argentina

Viagem histórica do tribuno baiano a Buenos Aires, em 22/11/1962, foi sua primeira viagem espírita ao exterior, que em novembro de 2012 completou meio século.


Foto de Divaldo Pereira Franco no ano de 1956
Arquivo Jorge Moehlecke


Milciades Lezcano (Assunção, Paraguai)

O Médium e Orador espírita Divaldo Pereira Franco –proveniente de Brasília, onde participou da reunião do Conselho Federativo Nacional– chegou a Buenos Aires (Argentina) para comemorar seus 50 anos de Oratória fora do Brasil, cuja primeira conferência realizou em Buenos Aires, em 22 de novembro de 1962, na Confederación Espiritista Argentina (CEA), invitado outrora pela Federación Espírita Juvenil Argentina (FEJA), liderada por Juan Antonio Durante. Naquela oportunidade também proferiu conferências nas Sociedades Espíritas “Constancia” (23/11/1962) e “La Fraternidad” (25/11/62).
No mesmo dia da sua chegada, em 12 de novembro passado, às 20h, Divaldo realizou a conferência “Psicología de la Gratitud”, no Centro Espírita Juana de Ángelis. O irmão Gustavo Martínez, atual Presidente da CEA e da referida Instituição que o acolheu, pronunciou emotivas palavras de boas-vindas. O ilustre Orador discorreu cerca de 1 hora, reflexionando sobre a importância da Gratidão nas diferentes situações das nossas vidas, ante um auditório de 100 pessoas, aproximadamente.
Nessa ocasião, registrou-se a presença de irmãos que vieram de diversas localidades do interior da República Argentina, assim como do exterior, entre eles: o Vice-presidente da Federación Espírita Uruguaia, Eduardo dos Santos, e sua esposa. Também estiveram presentes: o escritor e conferencista brasileiro, Álvaro Chrispino, os doutores Sabino Luna e Gustavo Sáez, assim como a expositora e escritora Simoni Privato, e Marta Haydée Gazzaniga, tradutora de várias obras de Allan Kardec, Divaldo Franco, entre outros.
No dia 13 de novembro, às 20h, na Confederación Espiritista Argentina, ante um auditório de 400 pessoas, aproximadamente, realizou-se o Ato de Reconhecimento e Gratidão a Divaldo Pereira Franco pelos seus significativos 50 anos de vivência e mensagem dos postulados Kardequianos aos diversos cantos da Terra. A jovem Nadia Serra, representando à FEJA, pronunciou emotivas palavras, ao igual que Gustavo Martínez, quem preside a Instituição que organizou a Homenagem ao tribuno baiano.
Posteriormente, Divaldo fez uso da palavra, transferindo todo o reconhecimento à Doutrina Espírita, e proferiu uma magistral conferência, narrando a história do compositor George Friedrich Händel e do seu oratório “O Messias”, para depois abordar a vida e a mensagem libertadora do Evangelho, trazido pelo Messias esperado. Ademais, presentou à Doutrina Espírita como o caminho para encontrar nossa redenção e felicidade. Recordou também os detalhes da sua primeira visita e os amigos que o receberam nesse país tão amado, destacando que, a partir daquele então, foram visitados doutrinariamente 64 países dos 5 continentes, 418 cidades, recebendo-o mais de 16 intérpretes.
Finalizando, Divaldo envolveu o auditório num clima de sensibilidade e de emoções superiores, pronunciando o belo “Poema da Gratidão”, psicografado por ele na sua primeira viagem à Argentina (22/11/1962), ditado pelo Espírito Amélia Rodrigues. O público aplaudiu-o de pé, demoradamente, sob os acordes musicais de “O Messias”. Num clima de paz e bem-estar, Divaldo prosseguiu no local, por largo tempo, dialogando com todos aqueles que o buscavam e autografando os diversos livros da sua lavra mediúnica.
No dia seguinte, 14 de novembro, às 5h30 da madrugada, Divaldo, jovial e com o bom ânimo que o caracteriza –acompanhado de vários confrades que foram despedi-lo– dirigiu-se ao aeroporto de Ezeiza para tomar o voo que o levaria ao Estado de São Paulo, a fim de prosseguir com sua agenda doutrinária nas cidades de São José do Rio Preto, Indaiatuba, Amparo e Araras. (Texto traduzido para português por Enrique Eliseo Baldovino, Foz do Iguaçu, PR.)
 
CEA, Público na conferência por Divaldo Pereira Franco
Nadia Serra representando a FEJA. Homenagens a  Divaldo Pereira Franco na Confederação Espírita Argentina
Divaldo  Pereira Franco na CEA, Buenos Aires
Divaldo Pereira Franco autografando e recebendo saudações ao lado de Milciades Lezcano
Divaldo Pereira Franco na Sociedade Juana de Angelis, Buenos Aires, Argentina.

Selo postal emitido no Brasil no ano de 2012 em homenagem aos 60 anos da Mansão do Caminho, entidade fundada e dirigida por Divaldo Pereira Franco em Salvador, Bahia.
Placa comemorativa aos 50 anos de semeadura espírita por Divaldo Pereira Franco na Argentina.