quarta-feira, 22 de maio de 2013

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Zurique, Suíça

20-05-2013

Encerrando as atividades na Suíça, mais precisamente em Zurique, no feriado de Pentecostes, Divaldo Franco proferiu mais uma conferência no G-10, abordando agentileza. Ressaltou a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – que estabeleceu no ano 2000 um memorando composto de seis itens promotores da paz. 1. Rejeitar a violência; 2. Preservar a paz; 3. Ser tolerante; 4. Ouvir para compreender; 5. Proteger a natureza; e 6. Redescobrir a solidariedade.
O último item, frisou, é de profundo conteúdo com base na gentileza. Ser gentil é contribuir para a manutenção da paz, a não-violência. O ser humano da atualidade vive solitário, embora rodeado por uma multidão. Quando se descobrir a solidariedade, deixará de ser solitário. A gentileza é fácil de ser praticada. O homem moderno não desenvolveu o hábito de ser agressivo, pois que é um método de defesa pelo receio de ser agredido.
A agressividade é uma força natural do organismo, a questão é discernir o direcionamento dessa força, para o bem ou para o mal. Alinhando algumas personalidades que souberam bem canalizar esta força agressiva para o bem, o incansável conferencista paulino, citou o magnífico trabalho de Albert Einstein, Thomas Edson, Walt Disney e Louis Pasteur, que pela persistência legaram à humanidade benefícios que tornaram a vida de milhões para melhor.
Mas ninguém se compara a Jesus, destacando o Mestre dos mestres, que afirmava:Eu venho para que todos tenham vida e vida em abundância.
A Universidade da Flórida, uma das instituições educacionais mais prestigiadas e qualificadas do mundo, realizou uma pesquisa sobre a gentileza e constatou que quem é gentil adoece menos. A pessoa mal-humorada absorve muitas toxinas que envenenam os neurônios que deixam de produzir as enzimas responsáveis pelo bom humor, a alegria de viver.
Finalizando a conferência, Divaldo, exímio orador e profundo conhecer da alma humana, sensibilizou os atentos participantes, apresentando novamente as ricas e comovedoras mensagens de Jesus. Quem é ele? Perguntavam os judeus. Ele fala como todo mundo fala, mas ninguém fala como ele fala! Que vos ameis de tal forma que todos possam ver que sois meus discípulos. Deixando, assim, nesta recomendação do Cristo, o incentivo para todos os que comungam com as imorredouras lições libertadoras do amor.
Fotos:
Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

   Abraços,
      Jorge Moehlecke
 (Informações e fotos recebidas  em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Zurique, Suiça

19-05-2013


Concluindo o seminário Amanhecer de uma nova era em Zurique, nas instalações do G-19, em um domingo ensolarado, com temperatura agradável e perfumada pelas flores em profusão existentes nessa bela cidade suíça, Divaldo Franco, como havia explicado no primeiro dia do seminário – 17 de maio – informou que seria um dia dedicado às reflexões psicológicas aprofundadas.
Utilizando-se da mitologia grega, rica de ensinamentos, apresentou imagens projetadas que auxiliaram aos presentes acompanhar o mito de Sísifo, ao que solicitou a todos uma atenção especial aos personagens do mito. Na etapa seguinte oportunizou que os participantes do seminário informassem com qual personagem do mito haviam se identificado e por qual motivo. A cada um que se manifestou, Divaldo fez uma análise psicológica, enriquecendo ainda mais as informações veiculadas no decorrer do seminário que sempre se manteve em clima de harmonia e paz com o contributo da participação de Flávio Beneditto ao piano, proporcionando momentos de grande beleza e enlevo musical.
À medida que as horas iam sendo sopradas na ampulheta do tempo, Divaldo com habilidade ímpar conduzia a todos a um mergulho em si mesmos, permitindo que cada um, como se olhando em um espelho, pudesse ver-se refletido em sua intimidade, identificando em si próprio uma realidade por muitos ignorada. Divaldo, detentor de uma oratória ímpar, traçava paralelos entre os belos e exuberantes ensinamentos de Jesus e os conceitos formulados pelos mestres da psicologia, constantemente expostos ao longo da atividade, permitindo, facilitando que cada qual realizasse uma autoanálise lúcida para o próprio enriquecimento.
Com amplas e profundas considerações acerca de como se encontra a criatura humana preparada para nova era, qual a contribuição que cada um pode oferecer para esta transformação, Divaldo Franco apresentou doze itens para a conquista do vir-a-ser, explicando-os um a um, emoldurando com suas próprias vivências, provocando risos, intencionalmente, pois que estes são terapêuticos.
Por fim, em um clima de confraternização, agradeceu a todos, e principalmente a Deus, encerrando estas atividades de cunho moral elevadíssimo, deixando todo o auditório na expectativa de que no ano vindouro possa Deus permitir um reencontro para efetivar tão nobre trabalho.
Fotos:
Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

   Abraços,
      Jorge Moehlecke
 (Informações e fotos recebidas  em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Winterthur, Suiça

18-05-2013


O incansável divulgador do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco, após falar seis horas e trinta minutos, em pé durante todo o tempo, no seminário realizado no G-19 em Zurique/Suíça, com apenas dois pequenos intervalos, dirigiu-se para a encantadora cidade de Winterthur, a cerca de 30 km de Zurique, onde proferiu, ao anoitecer, uma conferência com a duração de uma hora e trinta minutos sobre o tema, Espíritos Rebeldes e a Paz -Rebellische Geister und der Frieden, no idioma Alemão – para cento e oitenta pessoas que o aguardavam, expectantes, nas dependências do Centro Estudos Espíritas Allan Kardec - CEEAK.
Ansiosos por ouvir a sua palavra esclarecedora, perguntavam-lhe sobre a razão de tanta disposição e vigor que ostenta, respondia-lhes gentilmente que se mantinha renovado em alegria de viver, e que a todo o momento não se cansa de agradecer a Deus pelo dom de viver, pois que ama a vida. Narrou a comovente história das experiências vividas pelo nobre poeta libanês Gibran Khalil Gibran que declarava, eu me irei nos braços do vento até que o ventre de uma outra mulher me receba e eu volte a nascer, portanto reencarnacionista.
Destacou a índole ainda beligerante que alguns chefes de nações possuem, que em um verdadeiro paradoxo para promoverem a paz, negociam armas. Recordou-se, relatando o seu choro ao lembrar-se dos mártires e daqueles que são injustiçados, de Martin Luther King Jr. que em uma noite de natal disse em sua igreja, eu tenho um sonho... E diante do Parlamento Americano, na presença de oitocentas mil pessoas asseverou, eu tenho um sonho que no futuro estaremos todos juntos como irmãos, tenho um sonho de ver as armas de guerra transformada em instrumentos para a lavoura.Décadas depois, um negro assume a presidência do país, fato que há quarenta anos um negro não poderia, sequer, pisar na calçada da Casa Branca.
O intrépido orador afirmou que há dois mil anos alguém já pronunciara a seguinte sentença: eu vos dou a minha paz, não a dou como o mundo a dá, mas dou como somente eu posso dar. Isto é, a paz da consciência, de uma conduta ética. A ciência do divino amor vai unir, um dia, a humanidade como uma grande família. Allan Kardec, com seu brilhante tirocínio e acendrado censo de justiça e amor, propôs, trabalho, solidariedade e tolerância, lema semelhante de seu mestre Johann Heinrich Pestalozzi.
Encerrando sua bela e elucidativa conferência, Divaldo relatou ter o mesmo sonho de Martin Luther King Jr e que já vê, na nova era, jovens trabalhando pelo bem e velhos dando bons exemplos, arrematando, cuidemos com os óculos que estamos usando, tiremos as lentes escuras do pessimismo e deslumbremo-nos com o amor de Deus.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

   Abraços,
      Jorge Moehlecke
(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)


Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Zurique, Suiça

18-05-2013


Retomando o seminário que havia iniciado no dia anterior – 17 de maio -, Divaldo Franco iniciou abordando o espírito de geometria que prevaleceu durante muito tempo no seio da sociedade. Porém, a lógica pura, a razão, embora necessária, requer a presença, também, do espírito de gentileza, do sentimento, das emoções. Para que a criatura logre alcançar a plenitude é necessário que ambos os aspectos se harmonizem.
Sobre a felicidade lecionou que ela não é formada pelos valores passageiros, tais como o poder, a beleza física, a fortuna, porém trata-se de o indivíduo ter um sentido psicológico na vida, valores transcendentes à matéria. Detalhou os níveis de consciência que caracterizam cada criatura, que em muitas oportunidades toma atitudes que para uns são chocantes e agressivas, enquanto que para o próprio agente nada mais é do que a exteriorização do nível de consciência em que ele se encontra naquele momento.
O insigne educador sugeriu que a criatura humana deve adotar o caminho do meio, que ame uns aos outros, que viaje para dentro de si e consulte-se a fim de que o inconsciente possa indicar-lhe o melhor caminho a seguir. Falando sobre a Consciência Cósmica, citou como exemplo Paulo de Tarso que afirmava, já não sou eu quem vive, é o Cristo quem vive em mim. Esse é o estado em que o ego transforma-se em self, o caminho ego-self.
Outro exemplo, rico de ensinamentos através da prática incondicional do amor, é o de Madre Teresa, que por sua vez afirmava, eu sou o lápis na mão de Deus que por mim escreve o que lhe aprouver. Preocupado em bem orientar aqueles que o escutavam com as fibras do coração, Divaldo alertou que o fracasso de um momento pode ser o êxito para uma vida toda, por isso, nem sempre Deus atende aos apelos feitos pelas criaturas. As dificuldades ensinam a perseverar, pois que, às vezes, Deus tem caminhos bem diferentes para os Seus filhos.
Preparando o final da atividade que estava coordenando, Divaldo narrou a emocionante história da família Stanford, cujo filho, Leland Stanford Jr., desencarnou ainda muito jovem em Florença/Itália, em 1884, quando participava de uma viagem à Europa. Em homenagem ao filho, a família Stanford fundou a Leland Stanford Junior University, a famosa UniversidadeStanford, no estado da Califórnia/EUA.
Assim, o maestro do amor, dedilhando as fibras mais íntimas dos corações que o escutavam, e pintando em suas mentes quadros de infinita ternura, emocionou a todos. Notavam-se as emoções bailando no ar, os corações sendo tocados por compaixão ante os relatos apresentados. Somente alguém que ama incondicionalmente o seu próximo, convivendo com os Benfeitores espirituais e dedicando a sua vida ao trabalho incessante de servir a Jesus e ao próximo, apresentando páginas de rica e fértil beleza ao longo dos anos nos cinco continentes é capaz de desenvolver esse trabalho persistente e profícuo. Esse é Divaldo Pereira Franco.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 Abraços,
 Jorge Moehlecke
(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013 Zurique, Suiça

17-05-2013



Retornando uma vez mais ao Stiftung G19 zur Fӧrderung globalen Bewusstseins­– G19 Fundação para a promoção da conscientização global – naGemeindestrasse 19, Zürich, Divaldo Franco, o divulgador inolvidável das mensagens de amor do Mestre Nazareno, apresentou o tema Amanhecer de uma nova era, para um público de oitenta pessoas.
Na noite de sexta-feira, Divaldo Franco, o desbravador de fronteiras físicas e também das da mediunidade nos cinco continentes, iniciou seu trabalho sistemático, como vem fazendo desde há 27 anos consecutivos no G-19. A humanidade vive uma hora singular na Terra. Observa-se as grandes conquistas da ciência, a tecnologia de vanguarda tem facilitado a vida de todos, em todos os campos do conhecimento humano e dos serviços.
A criatura humana é rica de cultura, mas pobre de sentimentos. Os problemas emocionais multiplicam-se. Segundo estatísticas, a permanecer o atual quadro, no ano 2020 o maior número de óbitos será causado pela depressão, na qual o suicídio terá prevalência. Depois de tantas conquistas, e aturdida, atormentada, a criatura humana volta ao nível primário como ser psicológico. Comer, beber, dormir e fazer sexo caracteriza-a com um ser fisiológico, um indivíduo que se relaciona com os demais e consigo mesmo somente da boca para baixo.
Apresentou, como exemplo do alto nível do conhecimento humano, uma frase positiva do então Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, agora sabemos como Deus criou o mundo! Nesta oportunidade, Bill Clinton estava acompanhado pelo Dr. Francis Collins, geneticista responsável pelo Projeto Genoma Humano. O Dr. Francis Collins, que era materialista, após esta pesquisa passou a ser espiritualista e deu a esta inteligência o nome de Força Moral, para não ter um caráter religioso.
O incansável peregrino de Jesus indicou, como caminho seguro para o ser humano viajar para dentro de si mesmo, fazer-se as seguintes perguntas: Quem se é? Qual a finalidade da vida? Por que está aqui? O Homem aprendeu a viajar para fora, conquistando todos os continentes, e na atualidade, desbravando o cosmo, mas ainda não sabe quem é. O vazio existencial domina grande número de criaturas. Quando se está vazio por dentro, nada de fora preenche, sentenciou o orador que empolga as multidões.
Com alegria elogiou a conduta Cristã do novo Papa Francisco, que não aceitou a cruz de ouro, tampouco o anel do mesmo metal. Solicitou aos seus irmãos argentinos que o quisessem visitar, que não fossem à sua posse em Roma, que aplicassem o dinheiro que iriam gastar na viagem, auxiliando e minorando a fome e o sofrimento dos pobres e necessitados, mostrando, assim, o rumo da nova era.
Em a nova era, a convivência com os imortais será tão normal como hoje é a comunicação virtual. Sublinhou que o indivíduo deve agir, não mais reagir. O ilustre conferencista encerrou a temática da noite desejando que as suas palavras encontrassem guarida nos corações presentes, sugerindo não revidar mais, perdoando, amando, pois que esse comportamento fará muito bem para todos. Após calorosos aplausos, todos saíram das instalações do G-19 com a mente referta de pensamentos nobres e o coração inebriado por dúlcidas emoções.
Fotos: Ênio Medeiros
Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

     Abraços,
    Jorge Moehlecke
    (Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)