sábado, 13 de julho de 2013

Injustiças Sociais


Divaldo Pereira Franco
Texto da Coluna Quinzenal de Divaldo Franco - Jornal A Tarde – Salvador/BA - 08/07/2013
Diante do sofrimento das massas humanas, nos mais diferentes sistemas governamentais pelo mundo, destaca-se a injustiça social que responde pela miséria de diversas expressões que se expande terrivelmente...
As promessas antes das eleições nos governos democráticos fascinam as multidões, especialmente aquelas que são menos aquinhoadas pelo conhecimento, que se rebolcam nos guetos em que se encontram ou nas ruas apinhadas, mas logo passa o período das eleições e são arquivadas. Homens e mulheres que se apresentavam com posturas confiáveis e com discurso lúcido, chegando ao poder permitem-se corromper pelos vícios existentes e esquecem-se do povo que os elegeu.
Invariavelmente preocupam-se com os programas dos partidos aos quais pertencem, com os grupos a que se vincularam e repartem entre eles as fatias saborosas do poder, preservando tudo aquilo quanto combatiam com vigor.
...E a miséria prossegue em liberdade ameaçando ou aniquilando as esperanças de melhores dias.
No Império Romano, por exemplo, a grande preocupação de alguns poderosos era distrair os desocupados, entenda-se: os sem teto, os sem trabalho, os sem direitos de cidadania com o panem et circenses, com o que os divertia, a fim de que esquecessem o abandono a que eram relegados, dando lugar a espetáculos de hediondez que ficaram célebres na memória da História...
Infelizmente, ainda hoje o expediente nefando é utilizado por alguns governos insensíveis que oferecem circo e nem sequer ofertam pão...
O clamor da miséria, no entanto, é muito poderoso, e foi esse estado que se responsabilizou pela Revolução Francesa de 1789 e inúmeras outras, culminando, na atualidade, com a denominada Primavera Árabe, que vem tentando retirar do poder verdadeiros sicários dos seus países.
As injustiças sociais não são resolvidas com migalhas, com soluções apressadas em decorrência do medo, quando passam de vítimas a ameaçadoras, mas através de leis nobres e bem aplicadas.
      Divaldo Pereira Franco

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)
Coliseu, ou Anfiteatro Flávio. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Conferência com Divaldo Pereira Franco Araçatuba, SP


(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

Registro. Divaldo Pereira Franco no Perú, Equador e Colômbia

Na terça-feira, 25 de junho do 2013, o Ilustre Orador Divaldo Pereira Franco chega a Lima, Peru, para participar na Comemoração do 8° Aniversario do Centro Espírita “Joanna de Ângelis”. No mesmo dia visitou a Instituição onde reunidos com os trabalhadores da Casa, em torno ao Livro O Evangelho segundo o Espiritismo, deu-se leitura à passagem “A quem muito foi dado, muito será pedido”, itens 13, 14 e 15, do Cap. XXVIII “Muitos os chamados e poucos os escolhidos”.
Na quarta-feira 26, ás 19:00 hs. a Comunidade Espírita de Peru, deu-se cita no Centro Cultural “Ricardo Palma” para escutar ao Mensageiro da Paz, Divaldo Franco e sua conferência “Psicologia da Gratidão”, invitando à reflexão sobre este sentimento, e a importância de dar e expressar os bons sentimentos sem esperar retribuição, desprendimento que redundará na construção de cada pessoa como um Homem do Bem. Assim também, Isabel Loo agradeceu comovida ao público presente e em especial a Divaldo por seu incansável apoio e orientações.
Na quinta-feira 27, Divaldo acompanhado pelo presidente da Confederação Espírita Colombiana, Jorge Berrío e a escritora e conferencista espírita, Simoni Privatto, trasladaram-se a Quito, Equador, para prosseguir com as labores doutrinarias. Ali as atividades realizaram-se no Hotel Akros, organizada pela Fundação Espírita “Luz Fraterna”, abordando o tema “Vida despois da Vida”, onde houve uma participação de aproximadamente 200 personas.
Na sexta-feira 28, Divaldo chega a Bogotá nas primeiras horas da tarde para realizar uma série de conferências na Colômbia. Às 18:00 hs. em Comemoração ao 25° Aniversário da Associação Espírita “Terceira Revelação”, realiza-se no Salão Auditório da Câmara do Comércio de Bogotá o “Movimento Você e a Paz”. O ato comemorativo inicia-se com a participação da Orquestra Filarmónica Batuta, interpretando repertório nacional e internacional. Participaram no evento mais de 500 pessoas, não pudendo ingressarem grande quantidade de público por seguridade do local.
Seguidamente, toma a palavra o Idealizador do Movimento, fazendo reflexões profundas sobre o momento grave que atravessa a humanidade, exortando-nos a todos á construção da Paz, único meio para encontrar a felicidade. Também destacou a importância da educação no lar onde deveriam se formar os hábitos da boa cidadania nos membros do clã familiar, que se constitui na célula básica da sociedade. O exímio Orador comoveu aos presentes com suas profundas e sabias reflexões. O confrade Milton Fabián Delgado, presidente da Instituição, convido-lhe para o ano seguinte, expressando-lhe suas imensas gratidões, reconhecendo que Colômbia e a humanidade necessitam de paz. Divaldo, logo, atendeu gentilmente a todos aqueles que se acercaram para lhe saludar e solicitar-lhe autógrafos dos seus livros.
Ao dia seguinte, as labores prosseguiram em Cartagena de Índias, onde também o Centro Espírita “Joanna de Ângelis”, presidido por Jorge Berrío, está de aniversario. As atividades comemorativas do 19° Aniversário inicia-se no dia 29 do corrente, com diversas atividades. Divaldo no mesmo dia da sua chegada, às 18:00 hs., realiza a conferencia “O Centro Espírita: Responsabilidades e Compromissos”. O orador destaca a brilhante labor do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, para nos legar as bases das atividades do Movimento Espírita, que tem como base fundamental o Centro Espírita. Destacou que nele é onde encontramos os conhecimentos da Codificação, necessários para nos liberar da ignorância, que é onde se originam nossos maiores sofrimentos. Ademais, é ali onde despertamos os sentimentos da solidariedade, pois ninguém pode ser feliz quando o outro sofre. Esclareceu também, que o Centro Espírita é um hospital onde são atendidos sofredores de ambos planos da vida, e que suas atividades são de altíssimas responsabilidades. Nele não deve houver diferenças e deve-se atender a cada um segundo sejam suas necessidades. Para concluir, narrou uma bela história quando Pedro encontrava-se na Casa do Caminho, e é visitado por uma meretriz em estado de desesperação. Pedro, em sua dúvida para atendê-la, ora a Jesus solicitando orientação e o Mestre Nazareno aparece-lhe dizendo, que enquanto ele orasse, Ele iria a atender a sua irmã necessitada de socorro. Pedro finalmente compreende o alcance do amor que Jesus nos invita a viver. Ao concluir sua alocução, o público emocionado e sensibilizado aplaude a Divaldo de pé, demoradamente.
Nos dias 30 de junho y 1 de julho, às 9:00 da manhã, com o Salão do Centro Espírita “Joanna de Ângelis” totalmente cheio, realiza-se um Conversatório onde Divaldo, aborda diversos temas de alto interesse doutrinário e de atualidade: A evolução do ser humano em os diferentes reinos da natureza; A reencarnação de espíritos de outras constelações na Terra; O porquê das tribos urbanas; ¿Como educar as emoções?; As emoções destrutivas tales como a raiva e o ressentimento; A educação sexual; Orientações aos jovens; Diferença entre possessão y obsessão; A influência do ambiente e moral do médium; entre outros temas. Todos eles foram respondidos em forma magistral, penetrando na mente e nos corações dos presentes.
Pela tarde do dia 30, ás 18:00 hs., as atividades deram-se inicio com a apresentação de um Coral que interpretou canções variadas com notável expressão e beleza. Posteriormente, o Prefeito Maior da cidade de Cartagena de Índias, Carlos Otero, distingue a Divaldo como Visitante Ilustre da cidade.
Seguidamente, Divaldo inicia a conferência “A Família: Encontro de Almas que se necessitam”, esclarecendo que a palavra família deriva do latim famulus, que significa servidores. Logo, aborda desde o ponto de vista da sociologia a importância da família, explicando que é no Direito Romano onde se estabelece o culto pelos antepassados, mas que com o Cristianismo toma conotações de maior relevância. Porém, é com o Espiritismo que compreendemos o verdadeiro significado da família para o espírito imortal e a diferença entre a família carnal e espiritual. Narrou, posteriormente, experiências pessoais respeito a sua família, destacando que não são os recursos materiais que se disponham, senão a prática do amor, da compressão e da solidariedade dentre seus membros para que reine a harmonia no lar, comovendo, desta maneira, ao público até as lágrimas.
No dia 1 de julho, na segunda parte das atividades, Divaldo realiza a conferência de encerramento “Nas Fronteiras da Loucura”, baseada no livro do mesmo nome. Cabe destacar que todos os auditórios encontraram-se totalmente cheios, demostrando a necessidade de consolo e esclarecimento, assim como o despertar da humanidade ante as realidades espirituais. E é a Doutrina Espírita, que reunindo as condições do Consolador Prometido por Jesus que pode satisfazer ditas necessidades, reconhecendo, ao mesmo tempo, a Divaldo, como um dos seus maiores exponentes, que com a sua sabedoria e exemplar conduta espírita conduze às almas ao porto seguro da paz e da felicidade. 
Desta maneira, o Semeador das Estrelas, Divaldo Pereira Franco, culmina seu périplo pelas terras de Peru, Equador y Colômbia, levando a mensagem liberadora do Evangelho à luz do Espiritismo, fortalecendo os ânimos para prosseguir na nobre tarefa de semear e viver o Cristianismo. O dia quarta-feira 3 de julho, Divaldo acompanhado pelos irmãos colombianos dirige-se a Leomster, Massachusetts, Estados Unidos, continuando sua brilhante labor doutrinaria.

(Texto e fotos recebidos de Milciades Lezcano, Assunção, Paraguai)
Divaldo Pereira Franco em Quito, Equador.
Divaldo Pereira Franco em Lima, Perú
Divaldo Pereira Franco em Lina, Perú
Divaldo Pereira Franco. Lima, Perú
Divaldo Pereira Franco em Bogotá, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Bogotá, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia
Divaldo Pereira Franco em Cartagena, Colômbia

VEJA O PPS AQUI:

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/espiritismoemfoco/forum/topics/divaldo-franco-no-rio-grande-do-sul

·                     Publicado por Amigo Espírita em 6 julho 2013 às 19:10 em Movimento Espirita em Foco
·                     Back to Movimento Espirita em Foco Discussions
No período de 21 a 26 de abril de 2013, Divaldo Pereira Franco realizou um série de atividades doutrinárias em terras gaúchas, divulgando, como se fosse um Paulo de Tarso dos dias atuais, a excelência da Doutrina Espírita.
                        Em PowerPoint resumo do roteiro
Baixe AQUI

Divaldo Pereira Franco fala sobre as manifestações no Brasil

Acesse aqui:

2º. Congresso Espírita Sulamericano Assunção, Paraguai






(Informação recebida em email de Federación Espirita Paraguaya . [feparaguay@hotmail.com])

Agenda de Divaldo Pereira Franco Julho/2013


· 01/07/2013
Cartagena

· 04 a 06/07/2013

Leomster (Massachusetts – USA)

· 11 a 21/07/2013
Jornada especial pelo Reino Unido

· 24/07/2013
Homenageando a “Dama da Caridade” - Araçatuba (SP)

· 25/07/2013
Centro Espírita Perseverança - São Paulo (SP)

· 26/07/2013
Movimento Você e a Paz - Irará(Ba)

· 28/07/2013
Itabuna (Ba)

Conferência com Divaldo Pereira Franco Araçatuba, SP


(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

Registro. Divaldo P. Franco no encerramento da comemoração do 8º. aniversário do C.E. Joanna de Ângelis. Lima, Perú

REGISTRO
DIVALDO FRANCO CLAUSURA CELEBRACION DEL 8º ANIVERSARIO DEL C.E. JOANNA DE ANGELIS, DE LIMA – PERÚ


El miércoles 26 de Junio, la fraternidad espírita de Lima, Perú, colmó las instalaciones del Auditorio Ricardo Palma de la Municipalidad de Miraflores, para asistir a la conferencia “Psicología de la gratitud” a cargo del Hno. Divaldo Pereira Franco. El evento contó asimismo con la presencia del médium y conferencista  Jorge Berrío Bustillo, Presidente de la Confederación Espírita de Colombia,  y Simoni Privato Goidanich, escritora y conferencista brasileña, especialmente invitados para esta celebración.

En una noche muy emotiva, la Presidente del CEJA, Isabel Loo, ofreció una breve reseña de la vida institucional de esta casa espírita, resaltando los logros en la divulgación del Espiritismo a través de la formación doctrinaria, edición de  publicaciones, el crecimiento de la librería del CEJA, la difusión del programa de radio y las charlas públicas. Asimismo, especial atención concitó la presentación de los niños que atiende el “Hogar de Esperanza”, la obra social que promueve esta casa, quienes bailaron un fragmento del clásico “El lago de los Cisnes”, y cantaron “Amigo Fiel”.

Como acto central de la noche, el querido Hno. Divaldo Franco  ofreció la conferencia “Psicología de la gratitud”, ofreciendo una explicación detallada  sobre el sentido de este sentimiento, la importancia que tiene “agradecer” tanto para el que lo expresa como para aquél que siente este reconocimiento. También nos invitó a reflexionar sobre la importancia de dar y expresar los buenos sentimientos sin esperar ninguna retribución, pues este desprendimiento redundará en la construcción de cada persona como un hombre de bien.

El auditorio en pleno aplaudió emocionado la participación del Mensajero de la Paz, quien recibió además el reconocimiento de los miembros del Centro Espírita Joanna de Angelis por su participación en la celebración de su 8º Aniversario.
 
Isabel Loo, Presidente del CEJA e Silvia Venturo, miembro del CEJA agradece a Divaldo
María Reyna de Morante y Jennifer Nugent, miembros del CEJA gradecen a Divaldo



(Texto e foto recebidos em email de Maria Reyna [mreyna.morante@gmail.com])

Registro. Encontro com Divaldo Pereira Franco no Centro Espírita Joanna de Ângelis. Lima, Perú

REGISTRO
ENCUENTRO CON DIVALDO FRANCO
EN EL C.E. JOANNA DE ANGELIS, LIMA – PERÚ

A pocas horas de arribar a Lima, Perú, el Hno. Divaldo Pereira Franco visitó el local institucional del Centro Espírita Joanna de Angelis, donde lo esperaban los trabajadores y alumnos de esta casa.
Reunidos en torno a El Evangelio según el Espiritismo, se dio lectura al pasaje “Se dará al que ya tiene”, ítems 13, 14 y 15, del Cap. XXVIII “Muchos son los llamados y pocos los escogidos”.
El Hno. Divaldo invitó a la reflexión sobre la verdad y al trabajo en el bien; que sólo un grupo reducido –que ha rechazado las distracciones que se presentan en la actual existencia- entrará en el concepto profundo de la ética del Evangelio, y esto le transformará en una persona noble, le ayudará a entender los enigmas del comportamiento y a esperar el advenimiento de un día mejor en el porvenir, que no está muy lejos.  “El reino de los cielos comienza hoy, en el presente”, enfatizó. Para finalizar, el Hno. Divaldo habló de la necesidad de comprender que es natural que tengamos momentos difíciles, pero que la liberación llegará. “Hago votos por que los invitados al reino de Dios sean los oportunamente escogidos, para que la plenitud desde hoy tome cuenta de nuestros corazones”, concluyó.

El Hno. Divaldo Franco ofrecerá la conferencia “Psicología dela gratitud” el miércoles 26 de Junio, cerrando así las celebraciones por el 8º Aniversario del CE Joanna de Angelis.
 
 

(Texto e fotos recebidos em email de Maria Reyna [mreyna.morante@gmail.com])

Registro. Reencontro com Divaldo Franco São Paulo, SP

24/06/2013

O final da tarde de São Paulo estava com um dia tipicamente de inverno, com frio agradável, e uma garoa intensa.
Neste dia 24 de Junho, dia de São João, uma grande fogueira de luz, brilho, calor e claridade inigualáveis, se fez acender no Clube Atlético Juventus, no bairro da Mooca, em comemoração aos 18 anos da Associação de Desenvolvimento Espiritual REENCONTRO.
Após as homenagens usuais e merecidas, houve o lançamento do Sorteio Filantrópico – Ação Solidária – MANSÃO DO CAMINHO – EU APÓIO, promovida pelo Reencontro, cuja renda total, será revertida as obras assistenciais da Mansão do Caminho, em Salvador – BA.
Uma grande expectativa em torno das palavras que seriam proferidas pelo nosso querido Divaldo, aos 2500 convidados que compareceram ao evento, ramos de trigo com laços brancos foram distribuídos, para que a mensagem do Mestre, pudesse ser lembrada por muito tempo, e como uma semente penetrasse em nossos corações encontrando solo fértil para seu entendimento e multiplicação.
Divaldo chegou ao evento com muita alegria, disposição, atendendo a todos, jornalistas, entrevistas, fotografias e ao publico em geral, Como Paulo de Tarso da atualidade, emanando a Paz e a Felicidade reservada aos Espíritos cujo estado de evolução podemos afirmar que ele já não vive mais, mas sim Cristo que vive Nele.
Ao ser chamado ao palco, Divaldo foi aplaudido por longo tempo e em pé pelos presentes, face a emoção deste Reencontro de amigos.
Tudo transcorreu em clima de Paz e Harmonia, por sugestão da querida mentora Joana de Angelis, minutos antes da palestra, ouvimos Divaldo discorrer sobre a Gentileza, como gestos de amor, carinho, alegria, paciência e tolerância, podem unir pessoas e mudar o mundo.
No dia seguinte, logo cedo as 5h00 da manhã, o peregrino de Jesus seguiu para Lima no Peru, e várias outras cidades / países da América Latina e Estados Unidos, devendo retornar ao Brasil em 07 de Julho, embarcando em seguida uma um nova jornada no Reino Unido por mais 12 dias.

Texto e fotos recebido de Jonas Pinheiro – Presidente – Reencontro

Abraços,
Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)