quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Registro. Divaldo Pereira Franco na Institución Espírita “Juana de Ángelis”. Buenos Aires, Argentina.

Divaldo Franco em Buenos Aires/Argentina – 07 de outubro de 2015
Institución Espírita Juana de Ángelis - 50 anos de fundação
Semeador de Estrelas, recém-concluídas suas atividades no 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, e de mais duas atividades em Santa Cruz do Sul, já se encontra em plena ação, servindo a Jesus e a causa espírita em Buenos Aires – Argentina, desde o dia 06 de outubro de 2015. Divaldo Franco, Embaixador da Paz e da Bondade, e atento aos seus compromissos evangélicos e de amor, participou de reunião íntima, para trabalhadores da Institución Espírita Juana de Ángelis, com sede na Rua Ruy Díaz de Guzmán 174, Departamento "2" del barrio de Barracas, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, em comemoração aos cinquenta anos de fundação. Participaram, também, como convidados, amigos espíritas da região.
Divaldo externou a sua emoção de estar nessa Instituição que visita desde a sua fundação. Cinquenta anos foram decorridos, sempre com a presença do amor. O educador por excelência, Divaldo Franco falou sobre as recentes dificuldades de saúde que experimentou e de outras tantas, agradecendo a Deus a oportunidade de vivenciá-las.
Passando em revista o pensamento sobre o que dizer, qual mensagem a trazer, lembrou do historiador Heródoto de Halicarnasso, que narra a existência de um ser supremo, que é a causa única do universo, porém, a criatura humana tem optado pelo materialismo. Logrou as maiores conquistas tecnológicas, mas ainda segue inquieto em busca da felicidade real. Citando Sócrates, destacou a necessidade de a criatura humana desenvolver o do autoconhecimento, de buscar o Deus interno.
Sobre a mediunidade, apresentou vários casos de visões à distância, narrou que após a morte de Dante Alighieri, seu filho teve um sonho e nele escutou seu pai detalhar onde se encontravam os 13 cantos da divina comédia, completando a obra com os versos que falam sobre o paraíso. Os fenômenos mediúnicos fazem parte da vida, e graças a eles essa instituição existe. Narrou etapas de sua vida de forma alegre e jovial, provocando risos que trazem o bem-estar, que desarmam o ser que se arma diante dos desafios do quotidiano.
Discorreu sobre como a vida passa rápido, nestes 50 anos, 53 de Argentina, viu passar por estes caminhos, homens e mulheres de caráter incomum. É uma verdadeira honra estar nesta casa hoje, com amigos especiais. Destacou a excelência do Espiritismo, da alegria de viver, esta doutrina que liberta. A meta da vida, disse, não é ter, mas ser, é encontrar o estado numinoso, de consciência. Citando Victor Frankl, disse que toda a vida deve ter uma meta, uma meta de imortalidade. É necessário que os espiritas tenham por meta a iluminação, a imortalidade, que possa voltar a olhar uma flor, a encontrar beleza no amanhecer, o amor que não exige, mas doa, pois que o verdadeiro sentido da vida é amar!
Jesus foi o primeiro ser psicológico da humanidade, pois centrou seus ensinos no amor, na vivência do amor. O espirita é alegre, boas novas não se aplicam com carranca, mas com alegria, bom ânimo, afinal é uma doutrina de liberdade e conforto moral. Deixando seu otimismo e a certeza na imortalidade e na reencarnação, disse que no próximo cinquentenário estará de volta, em uma nova roupagem física para comemorar o centenário da Institución Espírita Juana de Ángelis.
    Texto e fotos: Ênio Medeiros


  VEJA TAMBÉM: entrevista com Divaldo Franco no Rio Grande do Sul:


Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)