quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Registro. Veja na Rede Amigo Espírita o PPS “Divaldo Franco no 6º. Movimento “Tu y la Paz” em Assunção, Paraguai, 2012


Acesse aqui:

Registro. Encontro Fraterno 2012 com Divaldo Pereira Franco Salvador, BA



Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke
Atividades do dia 14 de outubro de 2012.
O domingo amanheceu radiante. Para os participantes do encontro iniciava-se a conclusão de um trabalho repleto de conceitos, experiências, convívio e, naturalmente, provocava lembranças e reflexões sobre os conteúdos expostos nos dias imediatamente anteriores. A expectativa do encerramento, das despedidas, ensejava oportunidades de demonstrações de gentileza, gratidão, fraternidade, amizade, o que efetivamente ocorreu em profusão.
Divaldo Franco, incansável, dinâmico, alegre, atendia a cada um que o buscou para uma palavra amiga. Gestos simples de gentileza, mas plenos de sentimentos fraternais, amorosos, de gratidão pelo muito que cada um pode absorver de conhecimento que mudará a paisagem íntima para melhor, em curto e longo prazo, realizando a integração harmônica do eixo ego-self.
Na conclusão do Encontro Fraterno 2012, o arauto do evangelho enalteceu, uma vez mais, as virtudes da gentileza. Ao longo do evento foi disponibilizado um mural onde foram afixadas frases, por quem assim desejasse, que exprimissem conceitos de gentileza. O mural da gentileza, assim denominado, revelou, nas dez frases aleatoriamente escolhidas, o grau de sensibilidade, de compreensão, de erudição, de emoções elevadas. A cada uma dessas dez frases Divaldo fez uma análise psicológica, traçando um perfil de seu autor não identificado.
O orador por excelência, o lídimo trabalhador do Cristo, Divaldo Franco apresentou as doze propostas da psicossíntese propostas por Piero Ferrucci, psicoterapeuta e filósofo italiano, discípulo de Roberto Assagioli, o fundador da psicossíntese. São elas: dedique, diariamente, algum tempo para o autoencontro; exercita o silêncio; harmonize-se com o corpo e suas sensações; entre em paz com suas emoções; observe e recicle seus pensamentos; desidentifique-se dos desejos e falsas necessidades; conheça, harmonize e integre suas subpersonalidades; contempla a beleza da vida ao teu redor; utilize sua imaginação frente aos conflitos; busque o aprendizado nas situações adversas da vida; atue com vontade, disciplina e persistência; e estabeleça diálogos constantes com o self.
A cada uma dessas propostas Divaldo apresentou interpretações de Joanna de Ângelis, de Deepak Chopra e do próprio Ferrucci. O Encontro Fraterno 2012 foi um sucesso absoluto. Nos comentários que se ouvia era perceptível o desejo de exercer a vontade para aplicar, no cotidiano de cada um, os conceitos e propostas de renovação íntima, preparando-se para a ação, agora e em um mundo regenerador.
Cada participante, nas palavras de Divaldo, chegou buscando as Bem-aventuranças e saiu bem-aventurado. Muitíssimo obrigado Divaldo e que continues semeando o conhecimento e a esperança nos corações aflitos de todos nós, lecionando as mensagens imorredouras do Mestre Nazareno, a quem rogamos te abençoar e proteger. Penso traduzir, assim, modestamente, como gesto de gentileza, o sentimento de cada participante.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224

Registro. Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraterno Salvador, BA


13/10/2012

Texto: Paulo Salerno
Fotos:Jorge Moehlecke

No início do terceiro dia já era visível, nas atitudes de cada um, as mudanças para melhor. Havia mais cumprimentos espontâneos, naturais sorrisos, confiança. A estima, a fraternidade, a gentileza começavam a se exteriorizar com maior naturalidade, as conversas fluíam, a integração estava acontecendo naturalmente, estimuladas pelos conceitos enriquecedores apresentados pelo nobre tribuno espírita.
Que ninguém duvide da excelência do bem, disse Divaldo, iniciando as atividades do dia que começou com belíssimas músicas do repertório nacional e internacional. Narrou, com sentida emoção, o encontro de Jesus com seus discípulos, apresentando-lhes, com antecedência, o que se seguiria nas horas imediatas e que culminaria com o Seu holocausto. Com compaixão, produzida pela misericórdia e pelo amor, anunciou que outro consolador estaria entre os homens, relembrando suas mensagens e ensinando outras que não eram possíveis naquela oportunidade. Ao longo do tempo, próximo ou recuado àquela época, suas predições foram se concretizando.
A narrativa sobre a ação libertadora a favor do rabino Eliachim ben Sadoc, entidade infeliz que, desde o fim do século XV, tornou adversário de Jesus, foi simplesmente impressionante, tal como o atendimento a Martina, envolvida no processo de reajuste, onde, em ambos os casos o amor das respectivas mães, com o concurso dos Benfeitores, logrou contribuir para o esclarecimento, consolo e reajuste. Essas narrativas, em todas as suas cores e matizes estão no livro Amanhecer de uma nova era, de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco.
Nesses processos, onde estão envolvidos personagens que se encontram em planos vibratórios diferentes, observa-se a excelência das atividades de divulgação doutrinária, dos passes, do atendimento fraterno que devem ser executados com qualidade nas instituições espíritas. O amor é de essência divina e não isenta o amado de suas responsabilidades, a vitória do bem é ilimitada e nunca a criatura encontra-se a sós, pois que o amor de Deus permeia tudo e todos, destacou o expositor.
A agressividade foi estudada segundo dois parâmetros: a destrutiva e a construtiva. Com base nos estudos do psicoterapeuta Piero Ferrucci, Divaldo abordou essa questão relativa aos aspectos destrutivos, tais como: autodestruição, sarcasmo e irritação; crueldade, ressentimento e frustração; mania de criticar, belicosidade e zombaria; sabotagem passiva, queixumes; malevolência e fanatismo; raiva, rancor, mau-humor e hostilidade; despeito e vingança.
Como exemplos de agressividade construtiva, o nobre conferencista citou o grandioso e belo trabalho executado pelos artistas, escultores, compositores. Como as belíssimas esculturas de Michelangelo que as retirava dos blocos brutos de mármore a golpes fortes de suas ferramentas, por exemplo.
Diversas obras da mentora espiritual Joanna de Ângelis formaram uma base sólida onde Divaldo se apoiou para falar sobre os procedimentos libertadores, tais como esse que se acha estampado no cap. 3 do livro Encontro com a paz e a saúde: O processo de desenvolvimento emocional, de amadurecimento psicológico, inegavelmente, apresenta-se no ser humano, quando este adquire hábitos saudáveis de conduta comportamental, resultado da superação das suas tendências primárias que cedem lugar às aspirações da beleza, da saúde, do bem-estar.
Já Manoel Philomeno de Miranda em sua novel obra, aqui já citada, afirma: Diluem-se as sombras da ignorância, embora persistam alguns desmandos do vandalismo de breve duração. A vitória do bem e do amor torna-se incontestável e, em triunfo instala-se o amanhecer de uma nova era.
O anfitrião do Encontro Fraterno, tal qual um pai amoroso, foi deitando nos corações esperançosos que o escutavam as lições imorredouras da vida. A presentou e analisou com acurada visão psicológica cada elemento que compõe o mito de Sísifo onde são trabalhadas as questões do ego e do self, da astúcia e da realidade, do subterfúgio e da verdade. O self deve sempre predominar, presidindo os atos que a criatura amadurecida psicologicamente executa. O ego, por sua vez, faz com que a criatura iluda-se pensando ter resolvido o problema, quando na verdade, só posterga, agravando e dificultando a solução.
Inúmeras perguntas muito bem elaboradas foram realizadas, ensejando a Divaldo prestar mais alguns esclarecimentos sobre os diversos assuntos abordados relativos à temática proposta do amanhecer de uma nova era. Concluída o período das respostas, passou Divaldo a conduzir os participantes em mais um exercício de visualização, com alto grau de aproveitamento.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224

Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraterno 2012 Salvador, BA


12/10/2012

O que se prenunciava grandioso, tornou-se magnífico. Os primeiros momentos vivenciados na noite do dia 11 de outubro corroboram o adjetivo. Tocados, todos, por dúlcidas inspirações de melhoria, sentiram-se estimulados a realizar as mudanças íntimas que se fazem necessárias na vida dos que realmente começaram a despertar para os novos ares promovidos que se fazem presentes na face do Planeta.
Iniciando as atividades diárias e preparando as mentes e corações, o coral da Sociedade Espírita Idelfonso Corrêa, de Curitiba/PR, interpretou belíssimas canções, páginas enriquecedoras, pois que permite aos ouvintes serem conduzidos à transcendência.
Divaldo apresentou as conclusões a que chegou o Dr. Orlando Cassares, antropólogo do Museu da Cidade do México e considerado a maior autoridade da cultura Maia. O Dr. Orlando informa, com base em seus estudos e pesquisas sobre o calendário Maia, que os eles não tinham qualquer conhecimento sobre o fim do mundo, mas de ciclos que se encerram e ao mesmo tempo inicia-se outro, um renovar incessante.
A Era nova deverá ser da solidariedade, do amor, da fraternidade. Pela Lei cósmica do Amor, a Terra passará a experimentar as características de um mundo regenerador, uma nova era para a humanidade praticar as Leis Morais com maior acuidade.
A atual fase vivenciada é caracterizada pela chegada de entidades oriundas de outras dimensões mais evoluídas. Sábios, da antiguidade e modernos, estão se reencarnando, renascem, igualmente, os grandes gênios, os pensadores, todos contribuindo para que o Planeta Terra alcance novo estágio mais elevado. Os avanços do conhecimento científico, as crianças prodigiosas que estão renascendo em todas as latitudes do Planeta comprovam, com seus saberes e habilidades precoces que realmente são os seres da nova era, participando de um novo período, o amanhecer de uma nova era.
Divaldo se utilizou de várias informações e conhecimento trazidos pelo nobre autor espiritual Manoel Philomeno de Miranda e que se acham contidas no livro Amanhecer de uma nova era, psicografado por Divaldo Pereira Franco. O Planeta Terra se depura nos aspectos geológicos, sociológicos e morais. Os velhos hábitos devem ceder lugar às novas injunções do progresso, informa o benfeitor Manoel Philomeno de Miranda.
Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, apresentou diversas informações de Joanna de Ângelis e que estão contidas em suas obras, ampliando o conhecimento e estimulando os participantes a empreender novas atitudes, reformulando-se intimamente, colaborando efetivamente com Jesus ao se melhorar moralmente, espiritualmente.
O sofrimento, disse o Paulo de Tarso dos dias atuais, é o efeito que as criaturas humanas experimentam por violentar as Leis de Deus. É uma lei da vida, sendo também o instrumento pelo qual se expressa o amor. Para elucidar essa tão controvertida questão, Divaldo discorreu e analisou o Mito de Quiron.
Orador por excelência, Divaldo cativa seus ouvintes. Como símbolo de superação, Divaldo Franco, o peregrino do Cristo dos dias atuais apresentou a história do maestro George Frideric Handel que após recuperar-se de diversas dificuldades, inclusive de saúde. Handel, um dos maiores compositores de todos os tempos, compôs febrilmente durante 24 dias ininterruptos o oratório Messias, uma obra sobre o Mestre Nazareno, cujo ponto culminante encontra-se em O Aleluia. Esta ópera foi apresentada pela primeira vez em Dublin, no dia 13 de abril de 1742, quando Handel, após ensaiar um coro de 200 vozes, reconquistou sua fama.
Com seu verbo catalizador, capaz de proporcionar a exteriorização de emoções aos mais introspectivos e céticos, Divaldo narrou a comovente história do menino Francesco Leonardo Beira, nascido em 27 de dezembro de 2000. Diagnosticado como portador de um câncer na região que une o cerebelo ao cérebro, e tendo sido submetido a seis cirurgias cerebrais e vários tratamentos quimioterápicos, jamais se queixou, apesar do sofrimento que experimentava.
Nenhuma reclamação pronunciava. Era um anjo de ternura. Desencarnou em 13 de fevereiro de 2011. Seu pai, numa singela e comovedora homenagem, entoou a canção Emoções de Roberto Carlos, e ao finalizar, emocionando a todos, recebeu a participação do público, unidos em coro, compartilhando ativamente da justa homenagem ao menino que nunca se abateu, sempre sorridente, cativando o afeto de todos.
Encerrando o profícuo dia de intensas atividades e recheado de grandes emoções, Divaldo liderou uma experiência de visualização terapêutica. Momento especialíssimo em que, cada um interiorizando-se, buscou harmonizar-se verdadeiramente. O encontro, pelo seu conteúdo e proposta, é psicoterapêutico, segundo vem sendo informado por Divaldo Franco, devendo se constituir em marco delimitador entre o passado e o futuro de cada participante comprometido com sua melhora íntima, com a melhora da humanidade, realizando efetivamente as mudanças que se fazem necessárias.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco 2012 Salvador, BA


11/10/2012

Texto: Paulo Salerno
Fotos: Jorge Moehlecke
O Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2012 está sendo realizado no período de 11 a 14 de outubro, nas instalações do Hotel Iberostar Bahia, a 75 km de Salvador, na Rodovia 099, Km 57 – Praia do Forte/BA.
Divaldo Franco, anfitrião exímio, encontrava-se desde cedo recepcionando, com carinho e gratidão, os 776 participantes que vieram de vários Estados do Brasil, de diversas cidades da Bahia e também do Exterior. Durante a recepção e no desenrolar das primeiras horas do evento, notava-se a alegria, sempre contagiante, dos participantes que se reencontravam, ou estabeleciam, pela primeira vez, vínculos de amizade, de fraternidade.
A prece de abertura foi formulada, por pessoas adrede selecionadas, nos idiomas Português, Espanhol, Guarani, Alemão e Inglês, proporcionando momento inusitado, especial. O ágape musical, em continuidade, foi de extraordinária qualidade, o público encantado foi evolvido em clima de enlevo e, reconhecido, aplaudiu generosamente o conjunto musical.
A Empresa Brasileira de Correios, estando representada a sua Diretoria Regional, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo alusivos aos 60 anos da fundação da Mansão do Caminho, completados em 15 de agosto passado. Foi uma belíssima cerimônia com a co-participação de várias pessoas que ao longo dessas seis décadas colaboraram com as obras assistenciais de escol lá realizadas. Antes de finalizar a cerimônia de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo foi entoado o Hino Nacional.
Em seguimento, após pequeno intervalo, foi realizado o culto do Evangelho. Constituiu-se de reflexões sobre as Bem-Aventuranças apresentadas pelo Mestre Nazareno. Divaldo convidou algumas pessoas para explanarem, em breves minutos, as mensagens redentoras do Cristo. Disse Divaldo que o Evangelho é todo ele uma mensagem de alegria, de bênçãos. O Arauto do Evangelho frisou que esse Encontro Fraterno, tendo por temática o Amanhecer de uma nova era, deve se constituir para cada um dos participantes em um demarcador, o limite entre o ontem e o amanhã, onde cada um deverá, ao final do evento, posicionar-se em patamares morais mais elevados, rompendo com o passado, estabelecendo uma nova era para si e para a humanidade.
Amanhecer de uma nova era é o título da mais recente obra de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo Franco. É uma obra que oferece um desdobramento, uma continuação do livro Transição Planetária, do mesmo autor e psicógrafo. No livro Amanhecer de uma nova era o autor espiritual esclarece que Espíritos evoluídos procedentes de outras dimensões estão reencarnando na Terra, atendendo ao apelo de Jesus, a fim de contribuírem com a humanidade terrestre.
Um fraterno abraço
Paulo Salerno
 (51) 3248-5084 / 9973-2224


Divaldo Pereira Franco no 6º. Movimento “Tu y la Paz” Assunção, Paraguai


06 e 07 de outubro de 2012

Cumprindo novo roteiro doutrinário por terras paraguaias, Divaldo Franco esteve nestes 06 e 07 de outubro de 2012 na capital Assunção, onde realizou uma Conferência e participou do evento 6º Movimiento Tu y la Paz, ambos realizados no salão de teatro da embaixada brasileira. Promovidos pela Federacao Espirita Paraguaia, FEPAR, esses encontros tiveram a preceder-lhes momentos de arte, onde desfilaram enternecedoras músicas do cancioneiro paraguaio, a três vozes, um coral infanto-juvenil com sua candura comovedora e uma orquestra juvenil tocando instrumentos de corda e sopro, destacando-se as típicas harpas, um símbolo nacional que caracteriza a música guarani, pela tocante beleza que se irradia sensibilizando quantos as escutem. O professor Henrique Baldovino, de Foz do Iguacu, teve igualmente destacada participacão, interpretando ao piano músicas de Bach, Beethoven e Brahms. A palavra inspirada de Divaldo, referta de sabedoria e rica de ensinamentos novamente foi recebida com vívida emocão, porquanto possuem elas o dom de conduzir os seus invariavelmente atentos ouvintes aos superiores sentimentos de espiritualidade, enquanto semeia esperanças e acende as claridades da fé, ansiosamente requeridas na atualidade por todos os que desejam a paz. Divaldo Franco vem percorrendo o mundo, observando as diferentes culturas, constatando a ausência de paz na criatura humana, que recorre à drogadição, que mergulha na depressão, nos disturbios emocionais, o que o fez decidir-se por enfrentar essa constrangedora situacão criando o já mundial Movimento Você e a Paz, indo às praças públicas, à diferentes localidades do Brasil e exterior, ao encontro da miséria moral e social, para o grandioso trabalho de assentamento da paz nos recessos da alma humana. Nesse objetivo, esteve ele neste sete de outubro na capital paraguaia para o 6º Movimento Você e a Paz, promovido pela FEPAR, conferindo diploma e medalhas de reconhecimento a destacados elementos locais de grande atuacao benfeitora à familia, à sociedade e institucionais, nesta última categoria sendo lembradas e homenageadas as equipes de voluntários que prestam apoio à Mansao do Caminho e a Divaldo Franco, localizadas em Sao Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, aquí representadas pela Equipe Sul, nas pessoas de Jorge Moehlecke, Carmen Carvalho e Delcio Carvalho. Vibra-nos, ainda, no íntimo, pelos mecanismos da recordação, este verdadeiro ágape espiritual, as ondas musicais que nos conduzem pelos caminhos da beleza, linguagem universal que adentra-se pelos ouvidos e chega ao coração, conferindo-nos os sagrados estímulos para a continuidade da busca do ideal da paz, base segura para logo adiante concretizarmos a plenitude. Seguiu Divaldo Franco, ainda neste mesmo domingo, 07/10, de retorno a Bahia, certamente envolvido em bênçãos de paz, deixando-nos saudosos do seu halo dulsuroso e de harmonias, realidade viva daquilo que prega e que lhe confere a reconhecida grandeza.

Texto: Delcio Carvalho
Fotos:JorgeMoehlecke
Abraços

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)